O site do nosso Relat√≥rio Anual 2017/2018 foi pensado e desenvolvido como uma evolu√ß√£o na forma com que nos comunicamos, contribuindo para que todos tenham f√°cil acesso a informa√ß√Ķes sobre a nossa atua√ß√£o nos temas de governan√ßa corporativa, de nossos Neg√≥cios, do compromisso com a √©tica, integridade e transpar√™ncia, com as pessoas e com a sociedade.

A construção e o propósito do Relatório de Sustentabilidade

O Relatório Anual tem o propósito de comunicar de forma transparente, simples e objetiva o desempenho da Odebrecht S.A., holding do Grupo Odebrecht, e do conjunto de seus Negócios.



Para realizar essa comunicação com ética, transparência e integridade, a Odebrecht S.A. segue os Standards GRI, padrão internacionalmente reconhecido para a prestação de contas sobre a gestão da sustentabilidade corporativa.


O conte√ļdo publicado abrange o per√≠odo de 1¬ļ de janeiro a 31 de dezembro de 2017, agregando informa√ß√Ķes qualitativas da gest√£o que ocorreram no in√≠cio de 2018 e s√£o relevantes para a melhor compreens√£o dos temas apresentados.

Matriz de materialidade

O primeiro passo para a elaboração do nosso Relatório foi realizar um exercício amplo de consultas e pesquisas para construção da matriz de materialidade.



Os temas materiais identificados foram priorizados pela √≥tica do impacto aos Neg√≥cios e pelo grau de relev√Ęncia para nossas partes interessadas. Os temas priorit√°rios orientam a nossa atua√ß√£o para criar valor e contribuir para o desenvolvimento sustent√°vel por meio da aloca√ß√£o eficiente e estrat√©gica de recursos e do acompanhamento de resultados em um portf√≥lio diversificado de Neg√≥cios.


Construção consistente com participação direta e indireta dos stakeholders:

  • Consultas a 10 especialistas brasileiros nas √°reas de governan√ßa corporativa, sustentabilidade, reputa√ß√£o e √©tica empresarial.
  • An√°lise dos temas relacionados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustent√°vel (ODS) , propostos pela Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas (ONU).
  • An√°lise das externalidades levantadas pela m√≠dia, organismos multilaterais e ONGs como a Transpar√™ncia Internacional.
  • An√°lise das pol√≠ticas e diretrizes internas.
  • Entrevistas presenciais com diretores e membros dos Comit√™s de Conformidade da holding e dos Neg√≥cios.

CONHEÇA OS TEMAS MATERIAIS DA ODEBRECHT E COM QUAIS ODSs SE RELACIONAM

Integridade, ética e transparência


O tema está relacionado à implementação das Políticas e de outras diretrizes internas para a condução dos negócios de acordo com os conceitos da TEO, com o Nosso Compromisso e com a orientação para a construção de canais de diálogo franco e aberto com todas as partes interessadas.

Transformação do ambiente de negócios


A Odebrecht S.A. contribui para o desenvolvimento sustent√°vel da sociedade, participando de iniciativas e colaborando com institui√ß√Ķes que trabalhem para estabelecer um ambiente de integridade nos neg√≥cios e transformar as rela√ß√Ķes p√ļblico-privadas segundo crit√©rios da √©tica, integridade e transpar√™ncia.

Governança corporativa


A revis√£o e o fortalecimento da estrutura de governan√ßa corporativa da holding asseguram a autonomia e a autossufici√™ncia dos Neg√≥cios, na medida em que promovem a dissemina√ß√£o e pr√°tica da TEO e das Pol√≠ticas por meio dos conselhos de administra√ß√£o de cada Neg√≥cio, com integridade e transpar√™ncia. Ao mesmo tempo, abrem espa√ßo para a forma√ß√£o de sociedades e novas parcerias no √Ęmbito dos Neg√≥cios.

Diversificação e riscos no portfólio


A tomada de decis√£o sobre os investimentos da Odebrecht S.A. √© suportada por uma an√°lise criteriosa dos riscos e oportunidades presentes nos diferentes setores de atua√ß√£o dos Neg√≥cios. Essa avalia√ß√£o considera os aspectos econ√īmicos, sociais e ambientais, com foco na otimiza√ß√£o dos recursos e contribui√ß√£o para o desenvolvimento sustent√°vel para a sociedade.

Resiliência financeira


A capacidade de a Odebrecht S.A. gerar e compartilhar valor com seus acionistas, integrantes, fornecedores e demais partes interessadas está diretamente conectada à gestão eficiente e ao acompanhamento dos Negócios, viabilizando o crescimento continuado e sustentável do Grupo Odebrecht.

Compromisso com os integrantes


Por meio das Políticas e diretrizes internas, a Odebrecht S.A. orienta a prática dos princípios e conceitos da TEO no dia a dia dos integrantes, valorizando os oito comportamentos explicitados na Política sobre Pessoas e a aplicação disciplinada do ciclo do Programa de Ação (PA). Por sua atuação nos conselhos de administração dos Negócios, a holding também acompanha a implementação das políticas sobre pessoas em cada caso com destaque para a integração de jovens, os programas de desenvolvimento e para a formação e sucessão de líderes.

Inovação para uma economia sustentável


Por meio dos investimentos que realiza no portf√≥lio de Neg√≥cios e em iniciativas transversais, como o Pr√™mio Destaque e o Pr√™mio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustent√°vel, a Odebrecht S.A. contribui para a inova√ß√£o sustent√°vel e o desenvolvimento de novas solu√ß√Ķes e tecnologias direcionadas para uma economia de baixo carbono, com redu√ß√£o dos impactos socioambientais. A intera√ß√£o com centros de pesquisa, universidades e outras institui√ß√Ķes no campo de pesquisa e desenvolvimento √© relevante para fortalecer a capacidade de inova√ß√£o.